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SISTEMA UNICO DE SAUDE []
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Id:130 - (1053)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Coordenação de Atenção Básica*.
Título:I Seminário de Experiências Internacionais em Saúde da Família: relatório final ..-
Fonte:Brasília; Ministério da Saúde; 1999. 78 p. .
Descritores:Saúde da Família
Política de Saúde
Sistema Único de Saúde
Meio Eletrônico:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/seminario_experiencias.pdf

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Id:126 - (1049)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:FSESP/ASPLAN*.
Título:Diretrizes para a atuação institucional no processo de implantação do Sistema Único de Saúde ..-
Fonte:Brasília; s.n; 1980. 15 p. .
Resumo:Trata-se um documento denominado “ Diretrizes para atuação institucional do processo de implantação do Sistema Único de Saúde” elaborado pela Assessoria de Planejamento (ASPLAN) da Fundação SESP. O documento tinha como objetivo contribuir na participação dos Órgãos Regionais da Fundação SESP, a fim de colaborar com a criação das Secretarias de Saúde e consequentemente na implantação do SUS, visando uma uniformidade das ações institucionais. Eram três as diretrizes determinadas pelo documento, a saber: 1 - Integração e transferência para as Secretarias Estaduais e/ou Municipais de Saúde, da experiência acumulada nas áreas de administração de recursos humanos, de materiais, coordenação técnico-administrativa dos programas de saúde/saneamento, supervisão e planejamento. Sobre esse primeiro eixo as ações se resumiam em um trabalho conjunto com os técnicos da Fundação SESP, nos níveis Central e regional de Saúde do Estado, além de pensar em rotinas de trabalho na área administrativa e planejamento, para órgãos de Saúde Estaduais. 2 - Assessoria aos municípios, objetivando capacita-los a assumir o papel do SUS. Nesse eixo a proposta era que a assessoria do SESP auxiliasse os municípios, com a premissa de que deveria ser levado em conta o nível em que se encontrava o processo de municipalização no Estado. O documento ressalta que o SESP deveria priorizar a atuação junto com o município e não assumir, embora isso fosse possível caso o município não tivesse condição de fazer. Caso o SESP assumisse eram atribuídas funções tanto para a fundação quanto para o município. Uma dessas atribuições que ganha destaque no documento é a atribuição ao município da criação do Conselho Municipal de Saúde (primeira vez que o termo e a ideia aparecem nos documentos)Ainda nesse eixo são elencados 10 linhas que compõe a “Estratégia e atuação da Comissão Regional de Municipalização” e pensando no aprimoramento das atividades das comissões previstas o documento propõe um treinamento que conteria informações relacionadas as políticas de saúde (nacional/estadual), a planejamento, noções de estatística e epidemiologia básica e elaboração do plano de treinamento estadual. Esse treinamento era previsto para acontecer de forma regionalizada e com debates em grupo. Por fim, esse eixo das questões relacionadas a elaboração do plano municipal de saúde, sobre esse tema ganha destaque a premissa de que esse Plano deveria ser formulado pela Comissão Regional de Municipalização, representantes do estado, município e população, em estreita sintonia com a política estadual de saúde e saneamento. 3 - Utilização de pessoal e de unidades de serviço do SESP na preparação e desenvolvimento dos recursos humanos para o SUS e para pesquisa operacional na área de saúde/saneamento básico.Nesse item fica estabelecido uma estratégia de ação onde algumas medidas são previstas, tais como: o tipo e número de unidades de serviço, os requisitos a serem observados quando da definição de unidades de cursos e treinamentos; bem como os cursos e treinamentos a serem ministrados, contendo informações como área, treinamento e tipos de cursos, além da identificação de pessoal técnico preparado para a realização de tal medida.
Descritores:Sistema Único de Saúde
Serviço Especial de Saúde Pública
Municipalização
Localização:FSESP/A/00/OF/00/389

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Id:50 - (973)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:ASPLAN-FSESP*.
Título:Principais atividades de saúde e saneamento no período 1985/1989 - A experiencia institucional e propostas para o Sistema Único de Saúde ..-
Fonte:s.l; s.n; jan. 1990. 71 p. .
Resumo:O documento trata essencialmente do periodo de 1985 a 1989 com foco nas ações realizadas pela Fundação SESP ao longo desse período no setor saúde e saneamento. Inicia com um breve histórico da fundação e apresenta o organograma de funcionamento da FSESP. Parte importante do documento versa sobre o papel da instituição da criação e institucionalização do Sistema Único de Saúde, além de apresentar algumas propostas acerca das atribuições dos estados e municípios no sistema.
Descritores:Sistema Único de Saúde
Fundação SESP
Diretrizes Normativas
Localização:FSESP/A/00/OF/348



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História da Atenção Primária (Documentos de Arquivo) | Fontes primárias | Periódicos | Cultura do Tabaco

Esta base de dados reúne referências de documentos selecionados que contribuem para a pesquisa da História da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. São documentos que descrevem a organização de instituições na área, ações de educação em saúde e proposições e políticas em diversos campos, tais como financiamento, contratação e a gestão do trabalho em saúde em ações afinadas com o conceito contemporâneo de APS. Quanto à natureza dos documentos, a base é constituída por cartas, memorandos e comunicações internas estabelecidas por personagens que exerceram cargos de gestão e coordenação de projetos, de programas e também de instituições. Em termos de recorte temporal, há uma concentração de documentos no período da década 40 a década de 80. O acesso ao texto completo dos documentos não é disponibilizado, no entanto as referências contam com um resumo detalhado que permite a compreensão do conteúdo e a relevância da fonte documental.

Gabriele Carvalho de Freitas

Carlos Henrique Assunção Paiva

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